Garuva – SC

Garuva.png menor

 

   A realidade comovente da força de um povo que se formou de diversas migrações, sem preconceito de credos ou ideologias é fonte de orgulho para seus moradores, destacando-se com a exuberância de sua natureza e ainda a pujança da sua agricultura, indústria, comércio e turismo.
Com localização estratégica, a beira da BR 101, entre Curitiba – PR e Joinville, Garuva é passagem obrigatória, principalmente para os viajantes que vão para as praias catarinenses e paranaenses, muito procuradas por turistas destes e de outros estados.
A economia encontrou sucesso no caminho da agricultura, especialmente na produção de banana e em incentivo para a implantação de várias indústrias. O artesanato em vime, cipó e rattan, é uma referência que já ultrapassa os limites de Garuva e de Santa Catarina, pela beleza e qualidade.

separador

Marno.png menor

Aconteceu no dia 27‎ de ‎abril de ‎2016 na Escola municipal  Dente de Leite  no centro da cidade, a entrega da 1 ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense com os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema pelo empresário, Presidente do Rotary Club de Garuva e Cidadão Amigo da Cultura Marno Roberto Wachholz…Que através de sua atitude, está contribuindo com alunos, professores  e toda comunidade e também cumprindo o que determina a lei federal 12.244/10 onde preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.

Galeria de imagens:]

separador

Cabeçalho  Hotel Monte Crista.png menor

Aconteceu no dia 27‎ de ‎abril de ‎2016 na biblioteca municipal de Garuva no centro da cidade, a entrega da 1 ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense com os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema pelo empresário e Cidadão Amigo da Cultura Cléber empresário, diretor administrativo do Hotel Monte Crista. Localizado aos pés do Monte Crista em meio a natureza, proporcionando aos hóspedes momentos de felicidade, paz tranquilidade e lazer, Um lugar perfeito para curtir momentos de muita alegria com sua família e seus amigos.

 

logo-monte-crista

Galeria de imagens 

 

separador

noberto Weber.png menor

   Para o empresário e Cidadão Amigo da Cultura Norberto Weber, a leitura pode ser mais que um simples deleite cultural, pode se transformar em uma poderosa ferramenta para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Com este pensar, Norberto entregou à biblioteca da escola municipal Içá Mirim localizada no bairro Minas Velhas no município de Garuva, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, contendo os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema, cumprindo assim o que rege a lei federal 12.244/10 onde determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
Para o empresário, esta foi a forma que ele encontrou para ajudar outras pessoas que querem mudar de vida. Segundo suas palavras, “Eu tive a minha vida mudada pelos livros e sei do poder que há em uma leitura direcionada, mas não basta a pessoa ler, tem que ler e colocar em prática os ensinamentos neles contidos”, explica.
Os livros foram inseridos no acervo da biblioteca numa quinta-feira no período matutino no dia 30 de abril de 2015, em cerimônia solene de entrega, contando com a presença de alunos, professores e direção, teve a execução do hino nacional e homenagem ao Cidadão Amigo da Cultura Norberto Weber, que se emocionou em falar para os alunos como era difícil ter acessos aos livros em sua infância, contou sobre sua chegada ao município de Garuva, e de como a cidade mudou ao longo dos anos, aplaudido por todos, Norberto agradeceu o carinho recebido e se colocou à disposição da comunidade escolar.
Representando a escola, o professor Paulo falou aos alunos da importância do ato do empresário para com a biblioteca da escola municipal de Içá Mirim, ressaltou que Norberto é um grande cidadão de Garuva e agora patrono de nossa biblioteca. Paulo Finalizou dizendo: “Que todos façam um bom uso deste material editado com muito êxito pela editora Glück, ferramenta esta, de muita qualidade e de conteúdo verdadeiro de nossa história e cultura”.

separador

lauri.png menor

   A escola municipal Maria Martins Budal localizada no bairro Vila trevo na cidade de Garuva, festejou a chegada o Cidadão Amigo da Cultura, o empresário Lauri Carlos Kaghofer, que na manhã do dia 30 de abril de 2015, em cerimônia solene junto aos alunos e professores realizou a entrega solene da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense à biblioteca da escola, sendo mais uma escola com a doação do empresário Lauri a cumprir como determina a lei 12244/10 que todas escolas brasileiras devem manter uma biblioteca na própria escola para seus alunos e professores.
O Cidadão Amigo da Cultura da escola municipal Maria Martins Budal o empresário Lauri falou aos alunos da importância da leitura e dos livros, comentou também que tem uma filha na faixa etária dos demais, enfatizando para os alunos se dedicarem ao estudo, que lá na frente na vida adulta tudo vai valer a pena, a educação e o conhecimento são coisas que ninguém tira da gente.

separador

Jão Romão Garuva.png menor

Na tarde de quinta-feira dia 30 de abril de 2015, na escola municipal Vicente Vieira do bairro Giorgia Paula de Garuva, cerimônia solene, organizada pela escola para receber o Cidadão Amigo da Cultura, João Romão, que realizou a entrega da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, cumprindo assim o que rege a lei federal 12.244/10 onde determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.

Foi uma tarde inesquecível para todos da escola municipal Vicente Vieira, a solenidade teve em sua programação a execução do hino nacional, declamação dos alunos sobre a importância da leitura e do livro, poesias sobre o município de Garuva, e várias outras calorosas formas de agradecimento ao Cidadão Amigo da Cultura.
Em suas palavras João Romão falou aos alunos a importância dos livros em sua vida, enfatizando a qualidade desta formidável coleção que é a Grande Enciclopédia Catarinense.

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”

separador

Rolfh.png menor

   A Escola Municipal Ernesto Alberto Hattenhauer recebeu na manhã do dia 29 de maio de 2015 com homenagem solene, o Cidadão Amigo da Cultura, o empresário Rolfh Hattenhauer que entregou à biblioteca da escola através de sua representante a diretora Idelina, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, cumprindo assim a lei federal12.244/10 onde determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
O Cidadão Amigo da Cultura da Escola Municipal Ernesto Alberto Hattenhauer, falou aos alunos e professores o seu orgulho em estar entregando para a escola que carrega o nome de seu pai essa importante contribuição na educação daqueles que nela estudam, lembrou que nesta mesma escola ele deu seus primeiros passos nos estudos e na formação da pessoa que é hoje, explicou que seu pai preocupado com a educação e o desenvolvimento da região doou o terreno onde está localizada a escola e que a sua doação à biblioteca da escola é uma forma de agradecimento que ele faz por tudo que a escola representa para sua família.

separador

Reginaldo Garuva.png menor

   A Escola Municipal Guilherme Rudolf Emílio Paulo Benkendorf, localizada no bairro Rio da Onça no município de Garuva, recebeu na manhã de sexta-feira dia 29 de maio de 2015, a entrega solene da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, contendo os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema, cumprindo assim o que determina a lei federal 12.244/10 onde preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
A solenidade aconteceu na presença de alunos, professores e da diretora Cibele, que abriu a solenidade com as boas-vindas de todos da escola ao representante do Cidadão Amigo da Cultura o então servidor público da câmara de vereadores de Garuva, o senhor José Carlos Schutz, que em sua fala agradeceu à escola a calorosa recepção que teve e informou que o vereador Reginaldo, por motivo de compromisso em Florianópolis, não poderia estar presente ao evento, nomeando Schutz como seu representante neste importante ato de compromisso com a educação e a cultura de nossas crianças e jovens da comunidade do bairro Rio da Onça de Garuva.
A diretora Cibele agradeceu a contribuição feita à biblioteca da escola com a entrega desta coleção da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense pelo vereador Reginaldo e falou: “Estávamos precisando incrementar a nossa biblioteca. Nossos alunos são muito interessados. Vamos promover um rodízio dos livros entre as salas e realizar atividades pedagógicas com este novo material”, explicou Cibele.

separador

Schultz.png menor

   Em cerimônia solene a APAE – Sofia Araújo, recebeu o Cidadão Amigo da Cultura, José Carlos Schutz, que na tarde do dia 29 de maio de 2015 fez a entrega solene à biblioteca da instituição, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, cumprindo assim a lei federal12.244/10 onde determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
A cerimônia aconteceu no espaço esportivo Alexandre de Freitas na sede da APAE de Garuva, localizado na Avenida Celso Ramos, 5259 no bairro Urubuquara. Os alunos e professores organizaram um grande evento para receber o Cidadão Amigo da Cultura José Carlos Schutz, que em seu discurso, falou da importância da instituição para o município e de que, quando foi convidado a participar deste projeto que beneficiaria com a doação da coleção da 1ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense a biblioteca de alguma instituição de ensino, não teve dúvida em escolher a APAE de Garuva como a escola que faria sua contribuição social, muito aplaudido Schutz se emocionou em falar que este era apenas um pequeno gesto de gratidão a esta instituição tão estimada e querida pelo povo garuvense.

separador

Nereu.png menor

   A Escola Estadual de Ensino Básico Carmen Seara Leite localizada no centro de Garuva recebeu com homenagem o Cidadão Amigo da Cultura o empresário Nereu Tatara que representando o Clube de Moto FREE EAGLE de Garuva, fez a entrega solene da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense à biblioteca da escola, fazendo que se cumpra a determinação da lei federal 12244/10 que preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham sua própria biblioteca para o uso de seus alunos e professores.
A solenidade de entrega aconteceu na própria biblioteca da escola na presença da diretora Andréia Weber, professores e alunos, o Cidadão Amigo da Cultura, Nereu junto a dois companheiros do Clube de Moto FREE EAGLE de Garuva. Em sua fala Nereu falou os motivos que fizeram escolher a escola Carmen Seara Leite para a entrega da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, foi nesta mesma escola que sua filha estudou e que foi uma ótima base em sua educação e hoje ela está cursando o último ano de biologia da faculdade, fazendo assim sua escolha em forma de agradecimento por tudo o que a escola representou para sua filha.

separador

Paulo.png menor

   Na manhã do dia 11 de maio de 2015 na Escola Estadual Tancredo Neves, foi um dia atípico para alunos, professores e direção. Foi a vez da escola ser agraciada com a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense. A entrega da coleção à escola apenas foi possível graças ao Cidadão Amigo da Cultura, o ex empresário Paulo Roberto Schwars que em entrega solene passou as mão da diretora Marli a coleção com os 4 livros das cidades de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema. Assim cumprindo a lei federal 12.244/10 em que determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
Foi uma manhã muito festejada pelos alunos e professores da escola Estadual Tancredo de Almeida Neves que receberam o Cidadão Amigo da Cultura da escola Paulo Roberto Schwars com muita alegria e carinho, teve homenagem civil onde entoaram o hino nacional. Os alunos saudaram com muitas palmas a entrega desta maravilhosa e importante coleção ao acervo da biblioteca da escola.
Paulo falou aos presentes a alegria de estar entregando uma coleção tão importante para a biblioteca daquela escola, falou da importância do livro na vida da pessoa, o valor da educação escolar na formação do indivíduo e que sua contribuição naquele momento era uma forma de agradecer um pouco o que a escola representa em sua vida e no desenvolvimento do município de Garuva. Paulo se emocionou em lembrar que sua mãe foi uma das primeiras professoras do município e se orgulha muito que muitos garuvenses aprenderam a ler e escrever através de sua mãe.

separador

lopez.png menor

   As funcionárias da Creche Municipal Frei José Bertoldi, no centro de Garuva, se dedicaram a montar um ambiente acolhedor e tranquilo para a chegada do casal Cidadãos Amigos da Cultura Marcia e José Donizete Lopes proprietários da empresa LOPES TUR, que na ocasião entregaram para a biblioteca da instituição a 1ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense, contendo os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema, cumprindo assim o que rege a lei federal 12.244/10 em que determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
Agora, as crianças da unidade, de um a quatro anos de idade, terão acesso a novas obras da coleção. Os livros colaborarão para realização de projeto como o “Lê pra Mim?”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, com a proposta de incentivar o gosto pela leitura das crianças na rede municipal de ensino, ainda na fase de alfabetização.
De acordo com a diretora Jucélia de Souza, “o ato de ler é muito importante no cotidiano das crianças. Uma rotina que envolve leitura estimula uma visão ampla e criativa das coisas”. Jucélia diz também que a leitura como atividade curricular faz com que se solidifique o processo ensino-aprendizado.
O casal Marcia e José Donizete Lopes, conta que é muito importante incentivar a leitura desde cedo, por isso escolheram a creche para a doação dos livros, “Temos a consciência de que uma das coisas que muda o mundo é a leitura. O hábito de ler muda a vida de uma criança, através das histórias, incentiva a criatividade, amplia o vocabulário e instiga sentimentos e reflexões”.
A diretora Jucélia de Souza, frisa que esse hábito começa em casa: “é essencial um lar que ensine e incentive a leitura”, e também finaliza a apresentação agradecendo ao casal Cidadãos Amigos da Cultura Marcia e José Donizete Lopes proprietários da empresa LOPES TUR que realizou a doação.

separador

Compessados Garuva.png menor

   A GARUVA COMPENSADOS é uma empresa fundada em 2008 na cidade de Garuva-SC, e tem como atividade principal a produção de compensados anatômicos de madeira para clientes que fabricam produtos especiais.
A empresa demonstra preocupação com o futuro da educação das crianças, através da iniciativa do empresário Afonso Paz Lohn da Garuva Compensados, que fez a destinação de sua contribuição à biblioteca da creche Municipal Maria Corrêa Saad, localizada no bairro Giorgia Paula na cidade de Garuva, através da entrega da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense.
Inaugurada em 10 de fevereiro de 2014, a Creche recebeu o nome de Maria Corrêa Saad, em homenagem a primeira professora a lecionar no município de Garuva, perseverante e obstinada, sempre lutou pelo direito à educação para todos.
Na tarde de quarta-feira dia 08 de julho de 2015, a empresa Garuva Compensados Anatômicos, através de seu diretor Afonso Paz Lohn, nomeado Cidadão Amigo da Cultura da Creche Municipal Maria Corrêa Saad, após entrega solene da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, contendo os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema, cumprindo assim o que rege a lei federal 12.244/10 em que determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores.
A solenidade de entrega aconteceu com a presença das professoras e a diretora Marilene dos Santos Oliveira, que em sua fala agradeceu ao empresário pela importante contribuição realizada , enfatizando que a mesma contribuirá com a educação e auxiliará os professores para elaboração de suas aulas , assim como, a iniciação das crianças no mundo mágicos dos livros e suas histórias, comentou também que as empresas estão cada vez mais participativas com as instituição de ensino onde estão inseridas suas empresas, promovendo assim um futuro melhor para todos.

separador

R. Pastor Lorenz Hahn, 190 - Guaramirim – Santa Catarina/SC
Fone: (47) 3373-4721 / 9678-4254 -contato@gluckedicoes.com.br
©2015. Glück Edições. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Italic