São João do Itaperiú – SC

 

são João do Itaperiú.png menor

   

São João do Itaperiú é um município jovem, emancipado em 1992. Está localizado no norte do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, próximo ao litoral e de grandes centros regionais. As principais atividades econômicas estão concentradas na agricultura, com destaque para a produção de banana. Outra atividade relevante no município é o abate de bovinos e ovinos, fato que deu a São João do Itaperiú o título de Capital Catarinense da Carne Bovina e Ovina.

separador

Marcos.png menor   Na manhã do dia 30 de abril de 2015, na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello do bairro Santa Cruz, aconteceu uma cerimônia solene organizada pela escola, para receber o Cidadão Amigo da Cultura Marcos Lickmann, que realizou a entrega para a diretora da escola Professora Marlis Alflen Kreich, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, cumprindo assim o que determina a lei federal 12.244/10 onde preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores. Foi uma manhã inesquecível para todos da escola, onde a solenidade teve em sua programação a execução do hino nacional, declamação de poema sobre a importância da leitura e do livro, poesias sobre o município de São João do Itaperiú, e várias outras calorosas formas de agradecimento ao Cidadão Amigo da Cultura da escola, o vereador e agricultor Marcos Lickmann. Em suas palavras, Marcos Lickmann falou aos alunos a importância dos livros e de que a escola municipal Monsenhor representa muito na vida da comunidade do bairro Santa Cruz, ressaltou que sua contribuição é a forma de agradecer a tudo que esta instituição representa para cidade de São João do Itaperiú. Que os alunos e professores possam ter acesso a esta maravilhosa e importante coleção que é a Grande Enciclopédia Catarinense.

separador

Pauli.png menor    Aconteceu no período matutino do dia 30 de abril de 2015, na Creche Municipal Eliane Kuskowski do bairro Santa Cruz, cerimônia solene em conjunto com a Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello, onde receberam o Cidadão Amigo da Cultura Arnaldo Pauli, que em seu lugar foi representado por seu pai Everaldo Pauli , que realizou a entrega para a diretora da escola professora Marlis Alflen Kreich, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense, cumprindo assim o que determina a lei federal12.244/10 onde obriga que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores. Foi um momento para guardar na memória, a solenidade teve em sua programação a execução do hino nacional, declamação dos alunos sobre a importância da leitura e do livro, poesias sobre o município de São João do Itaperiú, e várias outras calorosas formas de agradecimento ao Cidadão Amigo da Cultura. Em suas palavras o senhor Pauli falou aos alunos a importância dos livros e enfatizou a importância da família e dos professores no trabalho diário junto as crianças, colocou que a creche leva o nome de sua sobrinha que sempre acreditou na escola como forma de evolução para a nossa cidade de São João do Itaperiú. Que os alunos e professores possam ter acesso a esta maravilhosa e importante coleção que é a Grande Enciclopédia Catarinense.

separador

Sandro.png menor    A Escola Estadual Professora Elvira Faria Passos localizada no centro de São João do Itaperiú, recebeu na manhã do dia 03 de julho de 2015 com homenagem, o Cidadão Amigo da Cultura o vereador Sandro Jarozinski, que fez a entrega solene da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense para a biblioteca da escola, fazendo que se cumpra a determinação da lei federal 12244/10, a qual preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham sua própria biblioteca para o uso de seus alunos e professores. A solenidade de entrega aconteceu na própria biblioteca da escola, e contou com a presença do Diretor Fabio Augusto, professores, alunos e o Cidadão Amigo da Cultura Sandro Jarozinski, que enfatizou a alegria de estar realizando esta entrega, relatou a importância dos estudos na formação do cidadão, ressaltando que é pela educação que mudaremos o mundo, que todos os professores, alunos e a comunidade possa ter acesso a esta importante coleção com a história e cultura de nossa Santa Catarina. O Diretor Fabio Augusto agradeceu em nome de todos da equipe de educadores da Escola Estadual Professora Elvira Faria Passos, a doação feita pelo vereador e agora Cidadão Amigo da Cultura Sandro Jarozinski, pela doação da 1ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense à nossa biblioteca. Relatou que falta livros com a história dos municípios e que esta coleção auxiliará muito nas pesquisas e estudos dos alunos e professores.

separador

Asessoritec.png menor    Aconteceu na tarde do dia 03 de julho de 2015 na biblioteca municipal Rita de Cássia Coelho localizada no centro da cidade de São João do Itaperiú a entrega da 1 ª Série da Grande Enciclopédia Catarinense com os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema pelo empresário e Cidadão Amigo da Cultura Anelisio Machado. A solenidade bastante prestigiada contou com a presença do vice prefeito Gilberto, a secretaria de educação Maria Aparecida, diretor de cultura Joel Rocha e demais autoridades e convidados. O empresário Amigo da Cultura Anelisio Machado proprietário da FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC, a mesma que possuem uma de suas unidades de ensino no município de São João do Itaperiú, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. Falou da alegria de estar realizando esta importante entrega, que através dos registros escritos descobrimos e aprendemos culturas, histórias e hábitos diferentes, compreendemos a realidade, o sentido real das ideias, vivências, sonhos, etc. A Secretaria de Educação Maria Aparecida em sua fala, agradeceu a inciativa do empresário, em fazer esta importante doação ao acervo da biblioteca municipal, e lembro que o empresário Anelisio é educador e sabe da importância dos livros no desenvolvimento do indivíduo, finalizou agradecendo em nome da secretaria municipal de Educação pela generosa contribuição aos nossos munícipes. O vice prefeito Gilberto Luiz da Silva Azevedo em seu discurso, agradeceu a toda equipe do setor de educação no comando da secretaria Maria Aparecida que vem fazendo um trabalho diferenciado no município de São João do Itaperiú, finalizou agradecendo a todos os presentes, em especial o empresário e Cidadão Amigo da Cultura Anelisio Machado que com sua doação enriquece mais a nossa biblioteca e a comunidade de nossa cidade.

separador

Bombeiro.png menor    A Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba recebeu na tarde do dia 03 de julho de 2015, o Cidadão Amigo da Cultura, vereador e bombeiro voluntario JOSÉ PORPERIO DOS SANTOS NETO, que fez a entrega à biblioteca da escola, a 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense às mãos da diretora Kátia Regina da Silva Caviquioli, cumprindo assim como determina a lei federal 12.244/10 onde preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores. Foi um daqueles momentos inesquecíveis para todos. Os alunos fizeram uma calorosa homenagem com poemas, declamações, dança folclórica e apresentação da bandeira dos açores, para brindar a cultura portuguesa na cidade de São João do Itaperiú. O Cidadão Amigo da Cultura da Escola Municipal Professora Maria Gasino Borba, JOSÉ PORPÉRIO, após receber a homenagem dos alunos, falou sobre o seu orgulho em estar entregando para a escola, esta importante contribuição na educação daqueles que nela estudam, lembrou da importância da escola para a localidade de Santo Antônio e ressaltou que através da educação e o conhecimento podemos mudar a nossa realidade. A Diretora Kátia Regina da Silva Caviquioli, agradeceu em nome da escola, ao Cidadão Amigo da Cultura, o vereador JOSÉ PORPÉRIO DOS SANTOS NETO, por sua doação, e pela importância dos livros para o desenvolvimento do conhecimento, sendo que a entrega desta maravilhosa coleção será de grande contribuição para os alunos e professores, que trabalham os temas históricos do estado de Santa Catarina durante o ano letivo”.

separador

 

Joel.png menor    Pensando na importância da leitura no desenvolvimento do ser humano, no dia 08 de julho de 2015, o Cidadão Amigo da Cultura da escola municipal Catulino Onofre, situada na Rua Romário de Souza Borges /SN , na Localidade do Porto do Itaperiú, neste Município, o jovem empresário Joel Rocha, da empresa Festa e Eventos Decorações, realizou a entrega à biblioteca da escola, a 1ª série da coleção Grande Enciclopédia Catarinense, contendo os livros de Guaramirim, Garuva, São Francisco do Sul e Itapema, cumprindo assim o que rege a lei federal 12.244/10 que determina que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores. Foi com grande alegria, que os professores e alunos do período vespertino da escola municipal Catulino Onofre Rosa prepararam a solenidade para receber o Cidadão Amigo da Cultura Joel Rocha, com execução de hino nacional e declamação de poemas, homenagearam a contribuição do jovem empresário para a biblioteca da escola. Joel conversou com os alunos dizendo que conhece bem a região que a escola está inserida e que para ele a Grande Enciclopédia Catarinense é uma coleção indispensável para todos os alunos e professores. Para a diretora da Escola Municipal, professora Irene Bernardes dos Santos, o projeto contribui para que a escola possa proporcionar acesso ao conhecimento do nosso estado para o aluno. Segundo suas palavras, “A doação destes livros nos possibilita proporcionar aos alunos, o conhecimento da cultura de nosso estado, assim como, fazê-los expandir e perceber a importância pelo gosto pela leitura e valorização de nossa história.

separador

 

Entrega de certificado.png menor

   DSCF7047.jpg impA Prefeitura Municipal de São João do Itaperiú em conjunto com a Secretaria Municipal  de Educação e Cultura realizou no dia 07de julho de 2015, no auditório da prefeitura a cerimônia solene para a entrega dos certificados de títulos de Cidadão Amigo da Cultura, aos cidadãos:  Marcos Lickmann, Anelisio Machado, Joel Rocha, José Porpério, Arnaldo Pauli, Sandro Jarozinski  por  sua contribuição da 1ª série da Grande Enciclopédia Catarinense para as bibliotecas escolares do município, cumprindo assim como determina lei federal12.244/10 onde preconiza que todas as escolas brasileiras mantenham uma biblioteca para seus alunos e professores por relevante prestação de serviços ao município. 

Cidadoes amigospng.png menor

   O sentimento de orgulho dos cidadãos amigos da Cultura era visível, nas palavras da secretária Maria Aparecida, que agradeceu ao prefeito municipal Rovani Delmônego pelo total apoio ao projeto, a sua equipe da Secretaria de Educação, ao diretor de cultura Joel Rocha, aos coordenadores, diretores, professores, alunos, assim como ao vice prefeito Gilberto, que esteve presente em todas as entregas. Agradeceu à Glück Edições na pessoa de seu Renê Glück e sua equipe e para finalizar, aos empresários, verdadeiros Cidadãos Amigos de cultura de nossa cidade de São João do Itaperiú. Concluiu que, sem esses parceiros não conseguiríamos ser o primeiro município catarinense a ter todas as escolas, dotadas com essa maravilhosa e importante coleção que é a Grande Enciclopédia Catarinense.

 

 

 

R. Pastor Lorenz Hahn, 190 - Guaramirim – Santa Catarina/SC
Fone: (47) 3373-4721 / 9678-4254 -contato@gluckedicoes.com.br
©2015. Glück Edições. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por: Italic